Eu Luto Pelo Acesso ao Aborto

N.1

O aborto é um direito fundamental para cada mulher.

A possibilidade em escolher o melhor momento para exercer a maternidade desejada e consciente é crucial na construção de uma sociedade que respeita a autonomia e vida sexual e reprodutiva das mulheres.

A criminalização do aborto empurra as mulheres para situações clandestinas quase sempre inseguras quando buscam interromper a gravidez.

Para além disso, a criminalização alimenta o tráfico de meios não seguros e a busca de clinicas clandestinas que, pela falta de conhecimento cientifico de quem atua nelas, coloca as vida e saude das mulheres em risco todos dos dias.

Eu quero apoiar as mulheres na busca por procedimentos seguros, pois eles devem ser acessiveis a todas!

N.2

Eu apoio as mulheres na busca por um aborto seguro porque vivemos num país onde a violência sexual acontece a cada segundo do dia. Vai do contexto familiar ao contexto instititucional.Mulheres e meninas são violentadas, estupradas todos os dias. Os agressores/estupradores (seus pais, professores, colegas de sala, padres, irmãos, vizinhos, namorados, ex-namorados, maridos, estranhos) normalmente ficam invisiveis e nada acontece a eles. Muitas mulheres e meninas engravidam de estupradores e muitas vezes não têm escolha a não ser levar adiante a gravidez e tornarem-se mães de crianças produto de estupros.

A violência sexual manifesta-se de forma subtil. Desde a infância as mulheres são hyper-sexualizadas e pressionadas a serem desejadas por homens. Durante toda a vida, são submetidas a situações onde a violência é mascarada de desejo, sendo também nesse campo em que as gravidezes indesejadas acontecem.

Eu apoio as mulheres no acesso a um aborto seguro porque é preciso enfrentar a hipocrisia de uma sociedade religiosa que julga e pune as mulheres pobres duas vezes, uma quando priva elas de procedimentos seguros, duas quando morrem em decorrencia de complicações por métodos inseguros.

Eu apoio as mulheres no acesso a um aborto seguro porque decidir sobre as suas vidas e saude é justiça social.

Eu apoio as mulheres no acesso a um aborto seguro porque sou uma feminista convicta e uma lésbica orgulhosa (e futurista).

 

N.3

Eu apoio mulheres que precisem de informações e atenção para tomar qualquer decisão sobre sua saúde sexual e reprodutiva. O aborto é mais uma dessas questões.

Em um país onde 1 a cada 5 mulheres (conforme a Pesquisa Nacional Sobre o Aborto, realizado pela ANIS em 2016) realizam ou realizarão uma interrupção de gestação, não é possível negar informação, pois elas farão o aborto com ou sem esta informação. Neste sentido, o trabalho de prover informação segura é um trabalho de redução de danos.

O sofrimento que é associado à trauma ou arrependimento de mulheres que fizeram aborto, está mais relacionado com a solidão do processo, com a culpa que sentem ou pelo procedimento que pode ser assustador para quem não possui informação detalhada e de confiança. Ou seja, realizar um aborto seguro, com apoio de pessoas, bem informada de sua decisão e do processo, e com acesso à medicação de origem confiável, diminui as chances de que esse momento da vida se torne uma grande fonte de dor e sofrimento emocional.

Eu apoio mulheres que decidem interromper uma gestação não planejada, pois acredito que esta decisão faz parte de um direito humano básico de tomada de decisão e controle de seu próprio corpo e vida.

Eu apoio mulheres que decidem interromper uma gestação não planejada, pois muitas são privadas de acesso à métodos anticoncepcionais, pílulas
de emergência, e de planejamento reprodutivo.

Eu apoio mulheres que decidem interromper uma gestação não planejada, pois nenhum método contraceptivo tem 100% de garantia.

Eu apoio mulheres que decidem interromper uma gestação não planejada, para que no futuro possam decidir ter seus filhos, quando escolherem, de maneira alegre e desejada.